Protocolo HTTPS Protocolo HTTPS

Protocolo HTTPS

Contato:
contato@criadoresdesite.com.br

Qual a diferença entre HTTP e HTTPS?

Bom, esta é a principal dúvida entre os clientes, qual a real diferença entre eles? Por que devo usar? Entre outras perguntas relacionadas, neste tópico irei explicar de forma simples e objetiva para que entendam as diferenças entre esses dois protocolos da WEB.

Você já deve ter acessado algum website que possui um cadeado verde normalmente e ao lado escrito "seguro" e em sua URL começando com HTTPS, bom, o que exatamense seria esse "seguro" que aparece e qual a diferença de um website que possui o HTTPS de um site que trabalha somente com o HTTP?

Uma breve historia para conhecer as diferenças do HTTP e HTTPS

Em um cenário com HTTP vamos ter 2 atores e o servidor, ator número 1 vai ser o Thiago, cliente de uma determinada empresa, ator número 2 será o Lucas, funcionário da empresa em que o Thiago é cliente. Bom, conhecendo o cenário, podemos começar.

Imagine o Thiago acessando sua conta no website(imagem login ao lado), até aqui não vimos nenhum problema, certo?

Entretanto, esta aplicação é de um ambiente corporativo, portanto existe vários fúncionarios(e também pode haver vários concorrentes com olho no seu negócio). Então um desses funcionários(Lucas), decide fazer alguns testes na rede corporativa.

Login

Um desses testes, Lucas altera o e-mail do Thiago no meio da comunicação entre Thiago - Servidor consequentemente Thiago não consegue acessar sua conta no website.

Em seguida, Lucas como ficou curioso com esse teste, resolve instalar em seu computador um software capaz de ler essas mensagens trocadas entre Cliente - Servidor utilizando o protocolo HTTP.

Login - HTTP

Nesse programa que o Lucas instalou no computador dele é possível conseguir ver o usuário e senha digitados pelo Thiago, óbviamente estaria no programa os dados que o Thiago enviou para o servidor, mas a questão é, da para pegar esses dados facilmente, já que os mesmos não possuem criptografia.

Protocolo HTTPS

Agora, ao invés de contar a história do site "não seguro", isto é, protocolo HTTP, vamos contar a história do protocolo HTTPS, isto é, um site "Seguro".

Nesse exemplo vamos considerar que o Lucas fez as mesmas coisas para conseguir ver o usuário e senha digitados pelo Thiago, porém não contava que os dados viriam criptografados.

Login - HTTPS

Percebe que as informações não fazem nenhum sentido para nós. O que aconteceu dessa vez?.

O Protocolo HTTPS criptografa todo o conteúdo da mensagem enviada pelo cliente e com isso não é possível descobrir os dados enviados pela vítima. Essa criptografia torna o conteúdo da mensagem incompreensível para nós humanos.

SEO e o Protocolo HTTPS

O principal motivo deveria ser a segurança, mas se tratando de SEO e o rankeamento do Google, o principal motivo se torna o próprio SEO!

O Protocolo HTTPS criptografa todas as informações, além de aumentar a segurança do site, gera mais credibilidade perante seus usuários e/ou clientes.

Resumindo, apesar de o Protocolo HTTPS deixe a comunicação entre cliente-servidor mais lenta comparando com o Protocolo HTTP, o HTTPS leva vantagens em outros requisitos muito importante, como segurança, melhor experiência para o usuário final e ainda por cima ganha alguns pontinhos no rankeamento do Google e de outros buscadores. Além dessas vantagens você pode ainda "driblar" a lentidão do Protocolo HTTPS com o código do seu site organizado e otimizado.

Solicitar Orçamento Facebook Instagram WhatsApp Google Plus